domingo, 25 de outubro de 2015

Outubro Rosa - Cuide-se, Previna-se !

Olá Bonitas e Bonitos, apesar  das pessoas acharem que esse tipo de post é destinado apenas para as  bonitas, os homens também podem estar acessando, porque eu sei que com certeza existe mulheres na vida de vocês sendo  mãe,  irmã, namorada ou esposa, prima, tia e é super importante estarem cientes, pois não é um doença que afeta apenas o público feminino. Estamos indo pro final do mês e eu não poderia deixar de fazer um post sobre o OUTUBRO ROSA !

 Vocês sabem como essa história de OUTUBRO ROSA surgiu e porque ?


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.  ( Site Outubro Rosa - História COMPLETA aqui .... )


Agora que vocês já conhecem a história, quero que saibam o quanto é importante a prevenção (O uso da palavra prevenção está associada a informar à sociedade de que quanto mais cedo um câncer de mama é diagnosticado, mais chances de cura ele tem.) 

Como se prevenir ?

Auto-exame ( auto-cuidado)



É simples e fácil de realizar, compartilhe essas dicas com as amigas, a mãe, tias, primas e todas as mulheres da tua vida e homens também, pois quanto mais compartilhar mais chances de um melhor tratamento…


Mamografia 

 É uma radiografia dos seios, que permite a detecção precoce do câncer. É mais eficiente, pois consegue mostrar os nódulos e qualquer outro problema mesmo que ainda esteja em fase inicial e meça apenas milímetros.


*Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos.



12 sintomas de câncer de mama mais frequentes incluem:
  1. Alterações do tamanho ou forma da mama;
  2. Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
  3. Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
  4. Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;
  5. Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma maior que a outra;
  6. Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
  7. Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
  8. Coceira frequente na mama ou no mamilo;
  9. Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
  10. Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente se for sangue;
  11. Inversão súbita do mamilo;
  12. Veia facilmente observada e crescente.


                                               JUNTOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA !





Beijos Ziih !