segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O consumo e o consumismo humano

A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence.


Segundo psicossociólogos, os consumidores tem o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:
  • Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. As vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
  • Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping-center ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
  • Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.
Há também todo um processo de estimulo dos sentidos das pessoas que se dá no processo de compra. Para algumas pessoas o estímulo é visual, quando estas vêem algo e querem possuí-lo, já outras têm o estimulo olfativo, e por fim o auditivo.

Tipos de consumidores

 Consumidor individualista

O consumidor individualista é aquele que está preocupado com seu estilo de vida pessoal. Nesse caso compra pelo desejo e prazer de ter o que quer.

 Consumidor eficiente

O consumidor consome de modo eficiente, cuidando seu bolso e seu gosto. Costuma pesquisar preços antes da compra e zela pela qualidade dos serviços e produtos que consome.

 Consumidor consciente

O consumidor acredita na possibilidade de contribuir para mudanças locais e planetárias por meio de seu ato de consumo.

 Consumidor responsável

O consumidor leva em consideração as informações recebidas sobre produtos e empresas. Sendo assim, não compra um produto se receba a informação dizendo, por exemplo, que ele ou empresa que o produz prejudicam o meio ambiente.

Bibliografia  ( Wikipédia ) que gerou a pesquisa através de :
  • Isto é tudo - O livro do conhecimento. São Paulo:três, s.d. p. 174-7.
  • Caderno temático A nutrição e o consumo consciente. São Paulo: Instituto Akatu, 2003.

Bom, primeiro quiz pesquisar, e postar toda a pesquisa, pra vocês saberem ao certo qual era a intenção do meu post ... é gente eu sou uma pessoa CONSUMISTA, é, eu sei isso é terrivel, mais eu não consigo ficar um mês sem comprar, absolutamente nada, isso acaba comigo, quando não compro nada novo, fico triste, desanimada, e numa depre enoooorme :/
 Lendo essa pesquisa achei o tipo de consumista que eu sou isoaisoaisoiaosa, eu sou uma consumidora IMPULSIVA E INDIVIDUALISTA, triste mais é a pura verdade hahaha !
Agora eu to num consumismo louco por maquiagem siaosioaisoaisasoa, e produtos pra pele do rosto *-* To vendo vários tutoriais pra aprender a me maquiar, porque naão sei absolutamente nada mais eu adoro soiasoiasoiasoiasoias
Mais pra frente vou postar alguns dos melhores videos tutoriais de maquiagem pra vocês meninas !
Por hoje é isso meniinas ...
kisses kisses Ziih *-*